terça-feira, 4 de agosto de 2009

CONTRA A BANALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO MENTAL



Como psicólogo, eu poderia me arvorar em falar sobre esquizofrenia. Não. Ser psicólogo, por si só, não me dá essa autoridade!!! Nem quero tê-la, como tantos que usufruem dessa prerrogativa pra falar sobre esse e tantos outros assuntos... tenho ouvido cada aberração!!! Só pra termos uma idéia, dia desses, ouvi um jargão pra além do “família desestruturada”. Ouvi alguém usar: “família inestruturada...” E não me perguntem o que os dois jargões querem dizer!!! Sai de perto antes de ouvir a suposta explicação... Mas não é sobre isso que eu quero falar. Quero falar, como já disse... Aliás, como eu não disse, sobre a banalização do sofrimento mental, agora presente no espaço midiático. Dia desses percebi o quanto a mídia, pelo menos parte dela, faz uso do suposto poder que possui para banalizar o sofrimento mental... constantemente veiculado por certos grupos midiáticos brasileiros (o mais recente é a rede globo) que, com o discurso de popularizar a discussão sobre o assunto (esquizofrenia, por exemplo), também permite que um de seus programas faça chacotas acerca desse mesmo sofrimento... as cenas se repetem sempre às terças-feiras, por ocasião do programa Casseta e Planeta. Nele, seus idealizadores e “chacoteiros” utilizam a mesma cena que foi ao ar minutos antes para promoverem uma barbárie contra o sofrimento mental alheio e propagar a idéia de segregação àqueles que são acometidos por esse sofrimento. Dessa forma, esse espaço midiático demonstra, mais uma vez, uma postura de segregação frente à sociedade de modo geral, e tenta padronizar um modo de ser e estar nela que não corresponde à realidade vivida por todos nós. Precisamos de uma saída desse espaço sombrio, representado por essa mídia de interesses globalizantes e, portanto, padronizadora de comportamentos e atitudes. Também demonstra ir de encontro a toda história do Movimento de Luta Antimanicomial, com suas prerrogativas em defesa da vida e da liberdade daqueles a quem defende.

Nenhum comentário: